segunda-feira, 21 de dezembro de 2009



Se eu pudesse definir o ano de 2009 em algumas poucas palavras chaves seria:


verde,mundo,preservação,mudanças climáticas,sustentabilidade...


Se eu soubesse disso em 2008,um sorriso rasgaria meu rosto de orelha a orelha,mas não é isso o que acontece,o sorriso permanece guardado.Não vi a natureza sendo lembrada nem nas aula de Geografia,e quando as palavras que citei no inicio do texto apareciam em sala de aula,estavam nas frases:


-Vocês irão apresentar um seminário sobre tais assuntos,pois eles tem grande possibilidade de cair no PAS,ENEM,vestibular...


Esse ano eu tinha dois professores de Geografia,o primeiro o qual eu admiro dava aula da matéria em sí,já o segundo dava aula de Reciclagem,e em um mês ficamos amigos de uma forma que nunca na vida o chamei de professor,apenas pelo seu nome,era um tipo de professor de conversar qualquer coisa no meio do corredor entre as aulas,desde futebol,até sobre a faixa de Gaza.Os dois eram diferentes,o primeiro eu aprendi a admirar,e o outro foi afinidade á primeira vista.Eles eram diferentes entre sí e por incrível que pareça tinham uma semelhança:Nenhum via o meio ambiente com os meus olhos.


Enquanto um via o tal assunto como mais um conteúdo a ser dado durante o ano,o outro mesmo falando de Reciclagem me fazia ficar encantada com reflorestamento,proteção ambiental e sustentabilidade,mesmo um dia me dizendo enquanto conversavamos:


-Eu gosto mesmo é de Geografia politica,e tudo aquilo que se liga a história.Não ligo pra Meio Ambiente,quando a água acabar e a temperatura da Terra aumentar já estarei morto mesmo.


Não o julgue por tal frase por favor,posso dizer com todas as letras e sem pensar duas vezes que quero ser no futuro 80% da pessoa e do professor que ele é,mesmo nós dois nesse ponto tendo pensamentos opostos,nunca gostei de estudar sobre guerras [só a do Oriente Medio que tem uma história incrível] e eu sou apaixonada por Geografia Fisíca e acredito nos meus ideais de mundo sustentável.


Mas isso não vem ao caso,ao escrever tudo isso só procurei descrever pra vocês uma coisa:


Mesmo com tanta repercussão,o aquecimento global,efeito estufa e buraco na camada de ozônio,eu ainda percebo que a ultima coisa que as pessoas formadoras de opinião ou não se preocupam é com a natureza em sí.Estudantes querem saber do assunto até o dia da prova para impressionarem na redação,depois disso acham que o problema já não é deles,e presidentes de países tentam diminuir a emissão de C02 apenas para não se tornarem vilões para o restante do mundo.


Isso me faz ficar com um sentimento de revolta,e por fim acreditando mais do que nunca que o pensamento de que a natureza é só mais um instrumento para se passar no vestibular e se tornar uma boa pessoas para os outros precisa ser jogada fora para finalmente uma postura verde de vida ser tomada.


Espero que em 2010 esse desejo venha se concretizar e que ele venha ser um ano realmente verde=)

4 comentários:

Anna Lima disse...

Feliz Natal pra você e sua familia (:
fiz um especial de natal , dá uma lida lá :
beijos :*

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Olha, eu sinto a tua preocupação também, e me arrependo de ter falado aquilo sobre Chernobyl naquele comentário aqui neste blogue.
As pessoas deveriam mesmo se preocupar mais com o meio ambiente, pois é mais que sério, é fundamental. Aquela máxima: "Depois de mim, que venha o dilúvio", é egoísta e contraproducente.
Parabéns por seres a menina consiente que és. Tenho certeza que és e que serás uma ótima cidadã para este planeta.
Beijão e feliz 2010.

PS.: Nossos gostos nos influenciam de tal maneira, que relacionamos eles a tudo, em nossas vidas. Eu me lembro que teve um tem´po em que eu também me interessei muito por um professor meu, um jovem que dava aulas de filosofia... pena que ele não era gay também.

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Foi mal, escrevi errado: o certo é "consciente' com S e C, não só com S.

Fernanda disse...

kkkk mais o meu interesse pelo professor não era nada além da amizade....