quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto da Christiana

Despoluição do Tietê

Mesmo sendo um dos maiores rios de São Paulo, o rio Tietê sobre agreçoes diariamente quando litros e litros de esgoto escorrem para o eu fundo poluindo mais do que se deve. Há anos que isso aconetece e muitas pessoas nem mais ligam para o que vêm e sentem ao passar ao seu lado todos os dias atravessando São Paulo.
Mas poucas pessoas sabem que há um projeto em andamento para que haja despoluição do que já foi um rio 'habitavel' para meios marinhos. Em 1992, foi criado pela Companhia de Saneamento Basico do Estado de São Paulo o Projeto Tietê.
Até 2000 foram construidos três estações de tratamento de esgoto, que desviou o esgoto que seria despejado no Tietê, deixando com que 80% do lixo da região fosse tratado. Hoje 84% do lixo é coletado e 70% dele é tratado.
Infelizmente não há previsão de que a seja tratado 100% de todod o lixo coletado, pois há inumeras ligações de esgoto clandestinas que levam o lixo até o Tietê, por isso "é impossível prever se será possível ver peixes na parte do Tietê que corta a cidade de São Paulo".
O único exemplo que temos de um projeto similar é o Rio Sena em Paris que levou 71 anos para se despoluir, ainda que não fosse 100%.
Talvez um dia quando estivermos usando bengala possamos ver aquele rio quase limpo, decadas atras ele era um rio magnifico que acabou sendo desprezado pela aglomeração de pessas a sua voltam que transformariam São Paulo no que é hoje.


Ela escreve aqui:medodesonhar.blogspot.com

4 comentários:

Jillian disse...

Não sei o que esse pessoal tem na cabeça quando joga lixo na água. Toscos. E o Brasil também não investe pesado pra tirar aquele lixo de lá :/ tipo, não é fácil, mas os países do exterior todo ano limpam seus rios e tal e investem pesado. E aqui nada ._.

Fernanda disse...

Também não sei o que as pessoas que jogam lixo na agua pensam ai depois quando a agua acaba elas sempre colocam culpa nos outros,por acharem que nunca desperdiçavam agua,isso é uma realidade triste.

Wagner Trindade disse...

Ola!
Olha que tem gente q gosta de da um mergulho nesta agua suja kakaka
sabado um ladrão pulou no tiete p fugir da policia, puts q babaca meOOOO esse é burro kkkk
parabéns pelo blog adorei
bjuz

Fernanda disse...

ecaa que nojo!!!