sexta-feira, 14 de agosto de 2009

É proibido fumar.

Já esta valendo a lei antifumo do GOVERNO de São Paula (para a alegria de alguns e o desgosto de outros,no meu caso é a mais pura alegria;D).
Com a entrada em vigor da nova legislação antifumo, fica proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco.
A lei de restrição ao fumo, já foi adotada em cidades como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. Inúmeros estudos realizados comprovaram os males do cigarro não apenas para quem fuma, mas também para aqueles que se vêem expostos à fumaça do cigarro. É principalmente a saúde do fumante passivo que a nova lei busca proteger. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo.
Porem a nova lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre.
Os responsaveis por estabelecimentos publicos é que seram responsabilizados em caso de desrespeito a lei.
Ao proibir que se fume em ambientes fechados de uso coletivo, a lei antifumo estabelece uma mudança de comportamento com reflexos diretos na saúde pública .
Apesar da Indústria tabaqueira tentar demonstrar o contrário - que não existem males do cigarro ou outros quaisquer malefícios do tabaco, a verdade é que já desde 1950 que se sabe que o tabaco causa danos severos e irreversíveis para o nosso corpo.[veja abaixo os males que o cigarro podem causar.]
•Perda de cabelo.
•Cataratas
•Rugas e envelhecimento da pele
•Perda de audição
•Câncer / Cancro de pele
•Cárie nos dentes
•Doenças pulmonares
•Osteoporose
•Doença de coração
•Úlceras no estômago
•Dedos descorados
•Câncer / Cancro cervical
•Esperma deformado
•Psoriasis
•A doença de Bueger
•Câncer / Cancro
•De acordo com vários estudos, pode-se ainda desenvolver outros cancers como por exemplo:Nariz;Língua,boca, faringe e glândula salival, garganta e esófago;Rins e pênis;Pâncreas e ânus;Câncer do Seio.
Fora o fator do mal cheiro da pessoa que fuma ou que ficou exposta em ambientes com fumantes.
E qual é o impacto do cigarro ao meio ambiente?
O cigarro não é só prejudical á nossa saude como também é prejudicial ao meio ambiente.
•Poluição domiciliar-:O cigarro é considerado o maior agente poluente dos ambientes domiciliares.
Nos ambientes fechados em que se fuma, o nível de partículas suspensas no ar costuma ser bem superior ao limite aceitável (60 mcg/cm3). Em uma festa pode atingir 200 mcg/cm3; em bares e restaurantes, 400 mcg/cm3; sala de jogos, 600 mcg/cm3.
O nível de monóxido de carbono pode atingir limites absurdos (mais de três vezes o limite máximo aceitável) quando pessoas fumam em recintos fechados.
•Desmatamento:Matas são desmatadas com o objetivo de limpar a terra para o plantio do fumo e produzir lenha para abastecer os fornos que secam as folhas de tabaco.
Estima-se que para cada 300 cigarros produzidos uma árvore é derrubada. No ano de 1994 foram produzidos 163 bilhões de cigarros, representando a destruição de 540 milhões de árvores.
•Agrotóxicos:No cultivo do fumo são empregados potentes agrotóxicos que contaminam o solo, o agricultor e os animais.
• Incêndios: Estima-se que cerca de 20% dos incêndios no mundo são provocados por pontas de cigarros desprezadas de maneira inadvertida.
Então,que tal seguir a lei ,cuidando melhor da sua saude e do nosso planeta.Se liberte de um vicio que não prejudica apenas você mais quem está do seu lado.

14 comentários:

Glória disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá!
Gostei muito de seu blog com posts inteligentes e belas imagens.Se quiseres me seguir, ficarei muito feliz e te seguirei também.Espero sua visita.
BJKAS
http://amigadamoda.blogspot.com

Chris disse...

Finalmente São Paulo vai respirar melhor!!!!

Glória disse...

Aqui estou eu de volta ;p
Vim pra dizer que deixei doois selinhos pra vocês lá no meu blog, ok? Depois vai lá ver!
Acho que vocês vão gostar :)

Beijos

Li... disse...

Adorei esse post. Essa lei me deixou realmente contente. Odeio cheiro de cigarro, e ainda tusso com ele.

Aline Lopes disse...

Até que fim resolveram fazer algo que realmente ira beneficiar a todos.
Até que um dia todos possam perceber o mal que o fumo trás, não só pra quem fuma mais pra quem convive com o fumante...

Adorei o blog.

Beijos

'-Kelly Viana' disse...

sou a favor dessa lei,fumar causa muitos problemas!]bjO!

@qFernando disse...

Cigarro, ng merece... E o pior eh que as pessoas reclamam dessa lei, como se a lei fosse para acabar com o cigarro, não, a lei eh para nós, não fumantes, não sermos obrigados a fumar involuntariamente!

Atreyu disse...

¡¡¡ o FUMO é uma coisa nojenta !!!
Eu sou muito alérgico a fumaça, São João é um pesadelo, fumantes são um pesadelo... FUMAÇA acaba comigo em segundos. Eu agradeço essa lei!!!

Bill Falcão disse...

Também gostei!
Bjooooo!!!

Chris disse...

to aki de novo porque vi uma informação no blog da fernanda sobre novas pessoas para escrever aqui. E to super disposta pra isso.

Jota disse...

Ainda bem que eles ainda pensam em mim, porq o fumantes fazem questão de "poluir" o "meu ar"
sasuahsuahsuhausah

adorei o blog aqui

Débora Andrade disse...

Fui semana passada à um Juri Simulado sobre essa lei, :D
Muito legal a postagem, :D

Beeijo :*

g.a.c.s:. disse...

Ahn, por essas e outras q meu presidente será o José Serra =p